O Koala

O Koala
Conheça-os...

O koala é:

8 de janeiro de 2010

A descrição física e o ciclo de vida

A descrição física

Os Koalas têm pelo macio, como a lã, a pele é cinza em cima e branco em baixo. A sua pele é mais branca na parte inferior ao pescoço, e as suas orelhas têm pêlos longos e brancos nas pontas.
O koala assemelha-se a um urso, mas na verdade é um marsupial, um tipo especial de mamífero que carrega os seus filhotes numa “bolsa”. O Koala macho, como muitos dos marsupiais tem um pénis bifurcado. A fêmea tem duas vaginas laterais e por dois úteros, que é comum a todos os marsupiais.
Os Koalas são bastante pequenos, e muito rechonchudos. O koala tem grandes garras afiadas para ajudar a escalar os troncos. O peso varia entre cerca de 14 kg, para um macho grande do sul, a cerca de 5 kg para uma pequena fêmea do norte. O koala possui cinco dedos, que por sua vez são organizados em polegares opositores, proporcionando uma melhor capacidade de aderência. Os Koalas têm impressões digitais que são semelhantes aos dos seres humanos, mesmo com um microscópio electrónico, pode ser bastante difícil distinguir os dois.
Os dentes do koala são adaptados à sua dieta herbívora

Os Koalas deslocam-se na vertical mas também podem andar sobre as quatro patas ao andar no chão.
É o único animal na Terra com um cérebro tão estranhamente reduzido.





Ciclo de Vida
As fêmeas atingem a maturidade aos 2 ou 3 anos de idade. Os machos atingem-na aos 3 ou 4 anos. Um Koala fêmea saudável, pode produzir um jovem a cada ano por cerca de 12 anos. A gestação é de 35 dias. Os gémeos são muito raros.
Os jovens permanecem escondidos na bolsa cerca de seis meses, só se alimentando de leite. Durante esse tempo crescem-lhes as orelhas, os olhos e a pele. O bebé começa então a explorar fora da bolsa. É por volta desta fase que começa a consumir pequenas quantidades de papa da mãe. O bebé permanece com sua mãe por seis meses ou mais, anda nas costas da mãe, e alimenta-se de leite e folhas de eucalipto até o desmame completo que dura cerca de 12 meses de idade.
Os Koalas podem viver 17 anos, embora as taxas de mortalidade sejam elevadas (devido às mortes por carros e cães).
Só sabemos que em cativeiro um Koala pode viver até aos 18 anos.

1 comentário: